Benelli Forum banner

Restauração do modelo Benelli 750 sei 76.

113K views 181 replies 23 participants last post by  GeorgeE111  
#1 · (Edited)
Olá,
Meu nome é Jerzy e sou o novo proprietário do modelo clássico Benelli 750 sei 76.
Estou localizado em Sydney e em outubro passado comprei a moto no ebay.au. Esta é uma restauração de porca e parafuso, então nenhum dinheiro é poupado para trazer a moto ao seu melhor.
É bom fazer parte deste fórum, esperando obter muita ajuda de pilotos que apreciam a mesma paixão pelas motos Benelli.
Postarei algumas fotos conforme eu for com a restauração.
Saudações
Jerzy

A base do assento foi pintada nova e a capa original foi usada porque a capa nova não é tão boa.

Por falar nisso,.....O trabalho de pintura já foi feito pela Colide a Scope de Sydney. A cor é Candy Green.

Acabei de terminar a frente hoje (27/09/2013), o guarda-lamas dianteiro foi para um trabalho de cromo.
Abaixo: Prestando atenção aos pequenos detalhes agora, será recompensador mais tarde, quando a moto estiver pronta.

A estrutura foi revestida a pó e equipada com rolamentos de direção de rolos, e algumas outras peças foram pintadas com cerâmica, cromadas ou zincadas.

Nova furação para os cilindros faz com que tenha 825 cc de capacidade. Tendo todas as peças do motor prontas para montagem, a reconstrução começará em breve. A cabeça do motor já foi pintada de preto.

As rodas foram polidas e remontadas com raios de aço inoxidável. Novos rolamentos foram instalados.

A próxima etapa para alcançar o que tornará o motor mais potente é a modificação do virabrequim.

(Esquerda)Acima, estágio 1 e estágio 2 da possível modificação do virabrequim Benelli 750 sei. (Meio) Virabrequim raspado e balanceado para o motor da minha moto. (Direita) Virabrequim lavado pronto para montagem.

Seguindo o conselho de Enrique do Clube Benelli espanhol, estou usando pistões e anéis CB 550 Four para encaixá-los na minha Benelli 750 sei.
Aumento da cilindrada do motor com virabrequim modificado dará esperanças de um motor mais potente.

Pinças e cilindro mestre Brembo estão prontos.

Attachments

#2 ·
A propósito,.... A pintura já foi feita pela Colide a Scope de Sydney. A cor é Candy Green.
A estrutura da moto foi pintada a pó e a montagem das peças começou.
Ao mesmo tempo, o motor está sendo reconstruído e não estou tomando nenhum atalho.
As rodas foram polidas e remontadas com raios de aço inoxidável. Novos rolamentos foram instalados.
O próximo passo para alcançar o que tornará o motor mais potente é a modificação do virabrequim.
Acima, estágio 1 e estágio 2 da possível modificação do virabrequim Benelli 750 sei.
Seguindo o conselho de Enrique do Clube Benelli espanhol, estou usando pistões e anéis CB 550 Four para encaixá-los na minha Benelli 750 sei.
Aumentar a cilindrada do motor com virabrequim modificado dará esperanças de um motor mais potente.

#10 ·
Instalei um kit Yoshimura na minha 750 em 1975, aumentei para 903cc, rotações até 13000. Ainda me lembro do revendedor Honda perplexo quanto ao motivo de eu querer 1 & 1/2 kits. Phil (de Gove NT)
Olá Phil,
Você fez alguma modificação no virabrequim da sua Benelli 750 sei naquela época? Quanta potência a mais você conseguiu com o aumento da capacidade do motor?
Saudações
Jerzy

#4 ·
Isto parece ser nada menos que uma restauração heróica! :bow: Eu pintei minha 250 Supersport exatamente com o mesmo verde doce - bellisimo. Bem-vindo ao fórum e por favor, mantenha-nos atualizados à medida que a montagem progride!
Obrigado Sandman, Obrigado pelos seus comentários positivos e sim, eu tento fazer direito da primeira vez, então não estou com pressa com este projeto. Continuarei a adicionar mais fotos à medida que avanço com a restauração. Saudações Jerzy

#5 ·
Jerzy,

Também estou em reconstrução da minha Sei de 1975.
A moto está agora totalmente desmontada e o quadro, etc. vai para a pintura a pó, espero que esta semana.
Não é um trabalho para ser levado de ânimo leve, mas estou a planear levar um ano inteiro para concluir.

Encontrei algumas peças que preciso de arranjar, de momento os suportes de montagem dos faróis (na verdade só um) e não tenho descanso central.

Como criou/localizou os rolamentos da coluna de direção? Gostaria muito de colocar rolamentos cónicos, mas não consigo obter informações precisas.

Greg

#9 ·
Jerzy,

Como você criou/localizou os rolamentos da caixa de direção? Eu realmente gostaria de colocar rolamentos cônicos, mas não consigo obter informações precisas.

Greg

Estes são os bolsos para os rolamentos de rolos com a porca para completar a configuração. Eu não apliquei o assento inferior como é com o rolamento de esferas porque o rolamento vai direto na haste de direção e o corredor é encaixado no bolso. Tendo feito isso, eu precisava cortar a porca superior com o emblema Benelli. Além disso, eu precisava usar todo o conjunto de borracha mais espessa para os suportes dos faróis. Talvez seja melhor ter esse assento inferior aplicado também para manter firme com algum tipo de junta de feltro para proteger o rolamento da água e da sujeira.
Saudações
Jerzy

#6 ·
ghaywood;133416[COLOR=#333333 said:
]

Também estou em reconstrução da minha Sei de 1975.

Como você criou/localizou os rolamentos da caixa de direção? Eu realmente gostaria de colocar rolamentos cônicos, mas não consigo obter informações precisas.

Greg

[/COLOR]
Olá Greg,
Os bolsos para os rolamentos de rolos foram feitos sob medida por um profissional local, então ele os fez para mim. Mandei cromar e instalar e estou muito satisfeito com o resultado final.
A ideia da modificação dos rolamentos da caixa de direção veio de Enrique, do Spanish Benelli Club. Então, segui a sugestão dele, pois seu hobby é restaurar Benellis.
Por acaso, pedi para fazer dois conjuntos de bolsos de rolamentos e também os mandei cromar.
Fico feliz que você se divirta na restauração de outra Benelli 750 sei, pois é uma moto linda, então, quando terminar, você realmente vai adorá-la.
Saudações
Jerzy

#8 ·
jerzy, can i say you are doing a great job on her, fantastic work and good skills, keep us updated with your progress, and you will end up with a great bike that everyone will want. :clap:
Olá Pip,
Eu acho que não há outra maneira de restaurar uma moto dos sonhos como fazê-lo direito da primeira vez para evitar arrependimentos. Obrigado pelos seus gentis comentários Pip sobre o que estou fazendo, mas devo mencionar as pessoas que me ajudam com todo o trabalho profissional que estão fazendo e todos são perfeitos no que estão fazendo, então estou muito feliz com eles. É só agora que vejo como as pessoas estão conectadas umas às outras, compartilhando o amor por motocicletas, especialmente pelas clássicas. Em algum lugar em pequenos galpões, eles mantêm seu orgulho e tesouro, dando a uma máquina outra chance de vida. Eu negligenciei uma moto no passado, agora quero dar vida a outra e estarei em paz comigo mesmo.
Saudações
Jerzy

#12 ·
Olá a todos.
Algumas peças voltaram da cromagem.
View attachment 6782 View attachment 6783
Eu me pergunto... quanto cromo em uma moto clássica é suficiente para manter essa imagem dos anos 70 viva? O que você acha?
Saudações
Jerzy
Parece fantástico Jerzy, também estou me preparando para enviar algumas peças para o cromador.
Onde você enviou suas peças? Foi caro?

Deve ser uma moto adorável quando você terminar :D

#13 ·
Re: Trabalho de cromagem e preço.

Obrigado Greg pelos comentários positivos.
É assim que funciona comigo, dependendo de onde e quanto custa para restaurar peças para a minha Benelli: Eu recebo uma grande ajuda do Doug da "Chivo,s Tyres" em Parramatta, que fez as duas rodas da Benelli 750 sei para mim.
Ele conhece muitas pessoas do comércio no negócio de motocicletas, então através dele eu consigo peças polidas, cromadas, pintadas (pinças de freio) e até fabricadas. Toda semana eu o vejo e pago algum dinheiro por conta do trabalho que está sendo feito. Com experiência anterior, sei que o trabalho de cromagem é caro e por algumas peças cromadas antes de usar outra empresa, paguei mais de A$700,00, e o trabalho de cromagem do guarda-lamas sozinho foi cotado em A$400, o que eu não fiz. Então, desta vez, eu pago dinheiro ao Doug e não faço muitas perguntas sobre "quanto" para me poupar muita dor de cabeça.
Saudações
Jerzy

#17 · (Edited)
Perguntarei se enviam para a Europa
Carles.
Sem problemas Carles,
Mas o que eu sugeriria é entrar em contato com Enrique do Benelli Spanish Club em Valência primeiro, e ver se ele conhece alguém para fazer os gráficos para você.
Ou talvez ele estivesse interessado em alguns dos adesivos Benelli e então você pode compartilhar o custo do produto e da postagem da Austrália.
Detalhes do escopo de colisão:
Uma pessoa para contato: Lawrence
Contato telefônico: 612 94828335
www: www.collideascope.com.au

Saudações
Jerzy

#21 ·
Jerzy,
Obrigado por postar Collide a Scope. Depois de ler sua seção sobre eles, entrei em contato com eles para obter alguns decalques feitos para uma Bimota SB2 que estou restaurando atualmente. Excelente serviço e eles ficaram satisfeitos em saber que sua empresa foi discutida positivamente neste fórum. Continue com o bom trabalho no Sei.
Ian

#23 ·
Jerzy,

Meus decalques chegaram da collide a scope e estão ótimos. Excelente serviço deles. Obrigado por postar os links e informações.
Eles devem adicionar os toques finais quando minha restauração estiver completa :)

Estou apenas fazendo o chicote elétrico. 40 anos de fita adesiva e fios torcidos para organizar devem causar algumas dores de cabeça, mas vale a pena.

Greg

#24 ·
Jerzy,

Meus decalques chegaram da collide a scope e ficaram ótimos. Excelente serviço deles. Obrigado por postar os links e informações.
Eles devem adicionar os toques finais quando minha restauração estiver completa :)

Estou apenas fazendo o chicote elétrico. 40 anos de fita e fios torcidos para organizar devem causar algumas dores de cabeça, mas vale a pena.

Greg
Olá Greg,

Fico feliz que você tenha achado a empresa Colide a Scope muito útil. Talvez você queira postar algumas fotos do trabalho deles aqui no benelliforum? .. e também da sua moto.
Quanto ao chicote elétrico da minha moto, foram feitas muitas alterações, então eu só tinha uma opção, .. conseguir um novo da benalliparts.de. Com o novo chicote elétrico, o trabalho de fiação de uma moto é muito mais fácil.
A única pequena alteração é trocar o conector do fio, mas se uma moto for original.. o mesmo acontece com o chicote NOS (com base no que eu consegui da benelliparts) não há necessidade disso. Obviamente, as tampas de borracha ou ilhós, se houver, precisam ser substituídas porque são velhas e não durarão muito.
Também estou fazendo algumas modificações na caixa de instrumentos. Sabe-se que ela racha sob o peso de dois relógios de instrumentos pesados. E apenas uma pequena carenagem na frente da caixa de instrumentos cobrirá todos os fios, mangueiras de freio dianteiras e também adicionará um estilo de corrida à Benelli 750 sei de seis cilindros.
Saúde
Jerzy

#26 ·
Olá,
Sobre o assunto do alternador... Vou atualizá-lo para um sem escovas na minha moto. Existem pelo menos duas empresas que podem fornecer a solução para esta ideia.

Aqui está um kit de atualização de alternador sem escovas para vir com regulador de voltagem para Benelli 900 sei, sobre o qual descobri no site da Jenal. Para Benelli 750 sei, existe um kit de substituição da EuroMotorElectrics e eles vendem seus produtos em seu site ou em ebay.com. Existem vantagens óbvias em usar esse tipo de design porque não há fiação do rotor para queimar e escovas de carbono para desgastar. Ele produz mais potência a 2000 rpm, o que permite usar a luz do feixe enquanto o motor está em marcha lenta. Esta é uma solução de rotor de ímã permanente que é fixada ao virabrequim em uma extremidade no caso da Benelli 900 sei.
É muito interessante ver como vai funcionar para mim.
Saudações
Jerzy

#34 ·
View attachment 7644
É lento, pois estou fazendo todo o trabalho sozinho. É um trabalho de amor com certeza :D
Oi,
só posso confirmar quanto tempo é necessário para restaurar uma moto como esta. Meu projeto de restauração Benelli 750 sei está no segundo ano e só espero poder terminá-lo este ano. Mas de forma alguma pretendo me apressar com isso, mesmo que leve mais um ano. Já tenho um conjunto completo de tubos de escape, todas as peças do motor e carenagem. É um bom momento para fazer as modificações na carcaça de plástico dos instrumentos para evitar problemas mais tarde. Também estou esperando pelo sistema Sachse Electronic Ignitions que deve estar disponível em 8 semanas.
Saudações e boa sorte com seu projeto de restauração, ... está com boa aparência !!!
A propósito Greg, como foi com a modificação da direção para o quadro?

#54 ·
Os meus são assinados pela IXIL, eles fizeram algumas séries para a Benelli SEI.

Encontrei isto no Ebay, mas não é um bom negócio...

Benelli 750 Sei Tubo de escape - Tubos de Escape | eBay
Eu encomendei um conjunto a este sujeito. Já se passaram cerca de 6 semanas e eles ainda não chegaram. Serei paciente. Parece que ele tem alguém que fabrica conjuntos para ele, por isso pode demorar um pouco até que cheguem.

Recebi uma série de peças da Bennelli-bauer para todas as peças que faltavam ou estavam partidas, a maioria já está montada na mota.

Jerzy; desculpe o atraso em responder sobre os rolamentos de cabeça cónicos. Depois de muita investigação, consegui obter um conjunto projetado, incluindo algumas pequenas modificações na árvore tripla para que todas as peças se encaixassem corretamente. Foi muito trabalho, mas pelo menos está tudo no lugar e os antigos rolamentos de esferas desapareceram :)

Estou atualmente a trabalhar no motor e devo ter algumas fotos para carregar em breve. Recebi todas as juntas novas do motor ontem e vou começar a remontagem este fim de semana. Espero ter o motor a funcionar até à Páscoa (talvez) e depois é só acabar tudo e muito trabalho.

Anexei uma pequena imagem mostrando o motor montado e o polimento da liga começou, mas ainda há muito por fazer.

#42 · (Edited)
Sim, mas eles não podem fornecê-los no momento. Nem Detlef nem Benelli Bauer.

Não se preocupe, pois conheço alguns outros pontos de venda que podem fornecê-los. Ex: Busso, Coco's Garage, Moto Storiche, Saldo Motors, Brezzi Samuele, etc.

Se alguém souber de outros, por favor, avise.

Eu só queria considerar todas as opções antes de fazer o pedido.

#43 ·
Aqui está o contato de um vendedor italiano:
commau@libero.it <commau@libero.it>
Roberto Cocco

Olá, meu número de telefone é 0039 011 19789029, meus e-mails commau@libero.it Eu sou Roberto Cocco. Eu prefiro se comunicarmos por e-mail. Posso usar um tradutor simultâneo.

Peça um arquivo pdf com todos os escapamentos disponíveis. Espero que ele ainda esteja no negócio. Eu encontrei isso em um tópico escrito em 2010

#45 ·
Parece ótimo, você terá uma moto muito bonita. Certifique-se de pilotá-la quando terminar, é divertido de pilotar. Eu tenho uma 1979 comprada nova
e tenho quase 30.000 milhas, boa sorte
Tom Beasley
Obrigado Tom,
Sim, este é um projeto de restauração completo iniciado em 2012. No momento, o motor Benelli 750 sei está sendo reconstruído com algumas modificações implementadas. Também estou mandando equipar a moto com uma carenagem sei 900 e dois medidores extras para temperatura do óleo. e controle de carregamento. A caixa de instrumentos original precisa ser suportada com algum tipo de suporte, ela racha em algum estágio da vida da moto. Os sistemas de carregamento e ignição são todos de tipos modernos para garantir uma operação impecável.
A moto será usada para passeios de clube, exposições de motocicletas e outros eventos de moto.
Saudações
Jerzy

#46 ·
Olá Jerzy,

Em primeiro lugar, ótimo trabalho! Parece um milhão de dólares!

Estou atualmente restaurando uma Benelli 500 Quattro que me foi dada depois de ter sido desmontada há cerca de 15 anos. Naquela época, era uma moto completa e funcionando, com cerca de 8.000 km no odômetro. Não pretendo restaurá-la ao mesmo nível que a sua, mas pretendo reconstruí-la para um padrão 'apresentável'.

Consegui analisar o catálogo de peças e separar todas as peças em caixas diferentes, agora só preciso obter as peças que faltam para iniciar a reconstrução. Os primeiros itens a serem substituídos são as vedações do motor. Consegui obter a maioria delas, mas não tenho certeza sobre as vedações em ambas as extremidades do virabrequim, que suspeito serem semelhantes às da sua 750 Sei

As vedações são mostradas na página 7 do Catálogo de Peças da 500 Quattro e têm os seguintes códigos:

(Item nº / Código nº / Descrição do catálogo / Minha estimativa do tamanho da vedação)
5 / 288.053.0.799 / Anel de vedação direito / 47.20.7
6 / 288.052.0.799 / Anel de vedação esquerdo / 47.30.7

Também anexei fotos dos locais das vedações (a caneta aponta para o local).

· Minha primeira pergunta é se essas vedações têm uma flange de localização com um diâmetro de 51 mm, pois parece haver uma ranhura ao lado da vedação para uma (ou isso pode ser apenas um sulco para o óleo circular). Infelizmente, as vedações estão faltando e a ilustração no catálogo de peças não é clara.
· Minha segunda pergunta é se o item nº 5 tem um chanfro interno para encaixar na peça nº 4 / 288.037.0.799 / Bloco de borracha (que, felizmente, eu tenho).
· Se forem vedações especiais, você sabe onde posso obtê-las?
· E, por fim, existem outras modificações/atualizações que você pretende fazer ou recomendaria que você ainda não documentou em seu tópico?

Atenciosamente,

Carl

Brisbane, Austrália

#51 ·
Olá Jerzy,
Preciso montar meu chassi rolante. Estou tentando trabalhar nos rolamentos cônicos para a caixa de direção, mas não consigo encontrar uma fonte para os raios.
Você poderia me dar detalhes de onde você conseguiu os seus?
Obrigado
Olá Steve,
Os bolsos para rolamentos cônicos foram feitos sob medida com base nos originais Benelli. Ao fazê-los, é preciso estar ciente do tipo de rolamento cônico usado e da possível posição alterada da mesa da suspensão. No meu caso, tive alguns problemas e tive que encurtar a porca superior e o bloqueio da direção não bloqueia a direção. Então, essas são as coisas a ter em mente.
Saudações
Jerzy

#49 ·

View attachment 7962
View attachment 7963

Carl

Brisbane, Austrália

Olá Carl,
Obrigado pelos seus amáveis comentários sobre o meu projeto de restauração.
O motor da minha Benelli está sendo feito por Trev da Surfside Motorcycle Garage em Sydney ph:02-99054755. Sugiro que você ligue para ele para obter a resposta profissional dele sobre os aspectos técnicos da questão da vedação. O que posso dizer e tenho certeza é que as vedações que recebi de Detlef Burian da benellispares.de não têm flanges especiais e não são diferentes em design de outras usadas neste motor, apenas em tamanhos. Eu os peguei do local benellispares.de mencionado anteriormente na Alemanha. Você também pode obter as vedações da Bauer-Benelli. Quanto ao cat. nº da lista de peças originais, não tenho certeza se ainda estão atualizados, pois muitas peças são de origem do mercado de reposição e podem ser marcadas com sua própria lista de peças de fabricação. Por exemplo, os rolamentos e vedações trazem nomes de marcas diferentes de toda a Europa. Quanto a mais modificações, acho que cobri quase tudo, mas se houver mais, mencionarei sobre isso neste fórum.
Saudações
Jerzy

#52 ·
Olá Carl,
Obrigado pelos seus amáveis comentários sobre o meu projeto de restauração.
O motor da minha Benelli está a ser feito pelo Trev da Surfside Motorcycle Garage em Sydney, tel: 02-99054755. Sugiro que lhe ligue para que possa obter a resposta profissional dele sobre os aspetos técnicos da questão da vedação. O que posso dizer e tenho a certeza é que as vedações que obtive de Detlef Burian da benellispares.de não têm flanges especiais e não são diferentes no design das outras usadas neste motor, apenas nos tamanhos. Eu obtive-as do já mencionado benellispares.de na Alemanha. Também pode obter as vedações da Bauer-Benelli. Quanto ao cat. nº da lista de peças originais, não tenho a certeza se ainda estão em vigor, uma vez que muitas peças são de origem aftermarket e podem ser marcadas com a sua própria lista de peças de fabrico. Por exemplo, os rolamentos e as vedações têm nomes de marcas diferentes de toda a Europa. Quanto a mais modificações, acho que cobri quase tudo, mas se houver mais alguma, mencionarei-a neste fórum.
Cumprimentos
Jerzy